quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Globalização, Avanços Tecnológicos e Criticidade

A globalização tornou-se uma realidade no mundo a partir do séc. XVI  (Holanda) com as grandes navegações e os desbravamentos dos continentes, no proposito da obtenção do lucro. O ato de navegação publicado em 1651 pela Inglaterra, consolidando o seu poder no que tange ao comercio marítimo. 

Os avanços tecnológicos chegaram como atributo deste processo global da busca pelo homem da garantia de sustentação econômica, culminando nos chamados países desenvolvidos, ou seja, de primeiro mundo. 

Pontos e Questões importantes vão sendo assimilados e difundidos ao longo dos acontecimentos, após a segunda guerra mundial, os países periféricos passaram por varias transformações politicas e econômicas, muitos deles como é o caso dos países da America do Sul ficaram subjugados ao poderio bélico e econômico, por exemplo dos EUA.

No que pese ao processo educacional foram muitas as interferências, sobretudo do gerenciamento politico pedagógico e sistemático. As chamadas TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação precisam apontar sobretudo na formação de professores para uma conceituação critica da utilização destas ferramentas na sala de aula. Alguns questionamentos precisam ser levantados, como por exemplo "Que educação queremos?",  "Que professor seremos?".

Diante desse processo global da tecnologia, onde os "currículos de controle de qualidade", que apontam para o sistema de produção pautado na flexibilidade e acumulação da produção, o professor deve estar atento na utilização das ferramentas a fim de levantar hipóteses e acionar o senso critico do aprendente. 

por: Antonio Cláudio Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário