domingo, 21 de setembro de 2014

A GLOBALIZAÇÃO E SUAS INTERFACES

Recentemente a população global está temerosa pelo surto do Ebola, nos países da África Ocidental. Segundo especialistas o primeiro surto da doença aconteceu no ano de 1976, no Sudão, Congo..., próximo ao Rio Ebola, que deu nome á doença. As tentativas são inúmeras para encontrar a cura para a doença (surto) declarado pela comunidade internacional.

Diante de questões globais (econômicas, culturais, sociopolíticas, etc) o problema tem tomado conta da agenda mundial. Como afirmou Milton Santos, há dois tipos de globalização, ou seja,  "globalização como fábula" (como nos é contada) "globalização  como perversidade" (como realmente acontece).  Se levarmos em conta o caso de contaminação do medico americano o mesmo foi tratado rapidamente, com os recursos disponíveis, sobretudo nos laboratórios dos EUA (...).

Houveram varias denuncias por movimentos de defesa dos direitos humanos internacionais acerca de soldados enviados para desenvolver ajuda humanitária que deflagram tiros em comunidades que julgaram estar infectados pela doença.

Pelo sim, pelo não é preciso que fiquemos atentos, já que esta não é um problema somente do continente africano, mas de todo o mundo, estamos tratando de algo global que diz respeito a todos nós.

Por: Antonio Cláudio dos Santos Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário