terça-feira, 4 de novembro de 2014

PERIGOS NA REDE

Tem-se noticia da criação do primeiro vírus de computador, na década de 70, por Robert Thomas Morris. O objetivo era de apenas testar, por assim dizer a paciência dos usuários das redes sociais através do computador.

O termo vírus somente foi utilizado na década de 80. Claro que a industria da informática deu rumo a criação do antivírus, contudo, alguns cuidados devem ser tomados, pois os vírus geralmente agem sem que o usuário perceba sua ação.

As redes sociais tem apresentado dentre outros esse tipo de perigo, pois alguns vírus tem a capacidade de roubar senhas, informações confidenciais etc., em 2012, foi criado pelo governo federal brasileiro, a Lei n. 12.737/2012, que coíbe crimes  informáticos...  

A principio "pensava-se" que as redes sociais era Terra de ninguém, diante disso vários crimes de invasão de privacidade foram cometidos sem que houvesse qualquer tipo de punição, sobretudo de parte legal. Para isso foi criada a Delegacia especializada em crimes na Internet, a Delegacia de Repressão a Crimes de Informática - DRCI.

Dentre os crimes mais praticados na Internet estão:ofensas virtuais, furtos de dados, falsa identidade, falsidade ideológica, pedofilia etc.Algumas dicas, tais como não deixar o computador aberto, quando utilizar as redes sociais de computadores de LAN house certificar-se de que saiu completamente dentre outros cuidados, uma utilização irresponsável pode causar transtornos tanto aos usuários quanto aqueles que o seguem, por isso é bom tomar cuidado, pois o perigo na rede pode estar mais próximo do que se pensa.

Por: Antonio Cláudio dos Santos 











Fonte:
<Saferdicas: brincar, estudar e...navegar com segurança na internet! - -.Salvador:SaferNetBrasil,2011> acessado em: 04/11/2014, as 20hs15min.
<http://www.valeriareani.com.br/?p=3567> acessado em: 04/11/2014, ás 20hs.
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12737.htm>acessado em: 04/11/2014, ás 20hs10min.

2 comentários:

  1. Texto excelente!
    Em pouco minutos interagir com a historicidade dos vírus virtuais, os embasamentos legais garantiu a seguridade das informações.
    Que bom que a legislação está preparação para nos respaudar dos crimes virtuais.
    As dicas de utilização trazidas em seu texto, foram fundamentais.

    ResponderExcluir