Tratando-se de espaços de uso de tecnologias, ou seja, os ciberespaços remetem a um olhar em que envolve ação, sobretudo no que se refere á formação do professor visto que a globalização tem influenciado no processo da educação contemporânea.
A cibercultura tem sido utilizada na educação infantil como ferramenta importante para o aprendizado. A Educação, influenciada pela globalização, avança no desenvolvimento do processo de aprendizado dos indivíduos. As novas tecnologias, como a Internet, tem submetido a sociedade contemporânea a uma adaptação ao ambiente social, no que se refere a interação com o meio tecnológico.
O professor seria esse elo de ligação no que se refere a indicar novas possibilidades em que acontece a aprendizagem que não seja o processo tradicional da transmissão, ou seja, uma permanência da tendencia clássica que é de centralização de conteúdos, de relação vertical onde o professor é o centro da discussão.
O que o uso das tecnologias possibilita no processo do ensino e aprendizagem é o viés de centrar os esforços no educando na avaliação da aprendizagem... estimulando a criticidade, discussão das diferenças e da diversidade dos sujeitos/grupos da sociedade. Concebe a criança como sujeito da aprendizagem e produtor de cultura.
Por: A. Cláudio Santos